Principais características
A Fachada Microclimática Ferrari® se compõe basicamente de dois elementos: a membrana têxtil perfurada e o sistema de tensionamento. A membrana possibilita a ventilação frontal, além daquela vertical como em outros sistemas, permitindo uma circulação maior de ar entre a fachada da edificação e a da própria fachada têxtil, criando um microclima que aumenta o coeficiente de conforto térmico, especialmente em locais de alta incidência de luz solar. Por sua vez, o sistema de tensionamento permite fixar e tensionar a membrana dando estabilidade mecânica e estética arquitetônica que caracterizam as fachadas têxteis microclimáticas.
DESCRIÇÃO TÉCNICA DA MEMBRANA
A membrana aplicada pela Hunter Douglas, da empresa francesa Serge Ferrari, é composta de fibra de poliéster de alta tenacidade, PVC espalmado e tratamento PVDF (fluorconcentrado) na superfície. As fibras poliéster são pré-tensionadas nos dois sentidos durante todo o ciclo de fabricação. Esse pré-tensionamento aumenta significativamente a longevidade do produto, proporcionando alta resistência à deformação (estabilidade dimensional) e proteção reforçada dos fios contra as agressões externas, além de facilitar a manutenção graças a uma superfície mais lisa.
O SISTEMA DE TENSIONAMENTO
Por sua vez, a utilização do sistema de tensionamento permite uma perfeita tensão da membrana têxtil, seja em fachadas de pequeno porte, fachadas dinâmicas (Linha Sliding e Folding Shutter) e de grandes dimensões.
O sistema de travamento a cremalheira dispensa a manutenção mecânica. A sua tecnologia, oculta o mecanismo de tensionamento, deixando a aparência sutil, oferecendo excelente qualidade estética nos projetos arquitetônicos.