Pular para o conteúdo principal

Qual a solução para reduzir a necessidade de climatização artificial?

Preciso de mais informações


A climatização artificial ainda é uma das principais responsáveis pelo alto consumo de energia em edificações, principalmente em regiões com clima mais quente. Com o aumento das temperaturas médias e uma preocupação cada vez maior com a eficiência energética, cresce também o interesse por soluções arquitetônicas inteligentes e sustentáveis.

Nesse contexto, o uso de brises metálicos, como o Screenpanel, da HunterDouglas®, tem se consolidado como uma alternativa para reduzir sistemas mecânicos de climatização. Veja como.

 

Climatização artificial: por que reduzir?

Climatização artificial nada mais é do que o processo de alterar as condições térmicas, de umidade e de qualidade do ar em ambientes fechados por meio de equipamentos como ar-condicionado, aquecedores e sistemas de ventilação forçada.

O problema é que o custo energético desses sistemas é elevado. Ou seja, eles não apenas elevam a conta de luz, como também contribuem para o aumento das emissões de gases de efeito estufa.

Na prática, isso significa que reduzir a utilização desse tipo de equipamento não é apenas uma escolha econômica, mas também ambiental. Mas, atenção: não é preciso abrir mão do conforto térmico. Pelo contrário.

 

O papel dos brises metálicos no conforto térmico

Os brises metálicos têm sido amplamente utilizados na arquitetura moderna, especialmente na criação de fachadas de prédios comerciais e residenciais, em função da sua versatilidade e durabilidade.

Além de proteger as edificações, esses elementos também têm papel essencial no conforto térmico e visual, ao permitir a entrada de luz difusa, bloquear a incidência solar direta e favorecer a ventilação natural. O melhor: tudo isso sem comprometer o projeto.

climatizacao artificial banco

Os brises metálicos instalados no Banco Cuscatlán evitam a incidência solar direta e favorecem a ventilação natural

No caso do Screenpanel, da HunterDouglas®, as vantagens são ainda maiores. O sistema pode ser aplicado na vertical ou horizontal, em áreas externas ou internas, e está disponível em versões lisas ou perfuradas.

A grande inovação, no entanto, está na possibilidade de personalização: os painéis podem ser perfurados com padrões randômicos ou imagens criadas especialmente para o projeto, agregando mais personalidade à fachada.

O produto está disponível em cinco versões:

  • ScreenPanel G: Aplicado na vertical
  • ScreenPanel J: Aplicado na horizontal
  • ScreenPanel C: Compatível com instalações verticais e horizontais, com juntas de 10 mm;
  • ScreenPanel XL: Projetado para grandes formatos em alumínio;
  • ScreenPanel XL-W: Grande formato com design em “W”, fabricado em alumínio ou aço galvanizado.

Produzido em materiais como alumínio, aluzinc, aço corten e cobre, com espessuras que variam de 0,8 mm a 1,9 mm, o Screenpanel conta com mais de 100 opções de cores em revestimentos powder coating, garantindo durabilidade e resistência às intempéries.

 

Na prática: uso do Screenpanel como alternativa à climatização artificial

Um exemplo do uso do Screenpanel como solução eficiente de climatização é o Campus Financeiro Banco Cuscatlán, conhecido como Pirâmide Cuscatlán, projetado pela Avilés Corporação, em El Salvador.

No projeto, o Screenpanel XL foi utilizado para criar efeitos únicos e dinâmicos, adaptando-se às necessidades do projeto. Além, é claro, de aumentar o conforto térmico e a eficiência energética do edifício, reduzindo a necessidade de climatização artificial e otimizando o consumo de energia.

climatizacao artificial senac

Screenpanel tem papel fundamental no conforto da temperatura no interior do edifício do Senac

Outro exemplo da aplicação do Screenpanel para garantir boa eficiência térmica foi no edifício do Senac, em Cornélio Procópio, no Paraná. O local precisava manter o conforto de temperatura dos ambientes durante todo o ano, já que o clima costumava variar bastante por lá.

Sendo assim, as placas foram instaladas na fachada do prédio, na versão perfurada, garantindo maior eficiência energética no interior do edifício.

Saiba mais: Senac utiliza Screenpanel para elevar eficiência térmica

Mas por que funciona tão bem? A explicação é simples: o Screenpanel atua como uma barreira contra o superaquecimento dos ambientes, uma vez que controla a entrada de calor e favorece a ventilação durante grande parte do dia. Dessa forma, é possível reduzir a dependência de sistemas de climatização artificial e garantir uma economia direta de energia elétrica.

Se quiser saber mais sobre o Screenpanel e seus recursos técnicos, acesse aqui e confira!

 

Sobre a HunterDouglas®

A HunterDouglas® ingressou no mercado de projetos arquitetônicos em 1962 e se tornou um dos principais fabricantes do segmento no mundo.

Fundada em 1919, em Rotterdam, na Holanda, conta com 179 unidades distribuídas em mais de 100 países, entre a América, Ásia, Europa e Oceania.

Ao fabricar soluções arquitetônicas capazes de surpreender e satisfazer às necessidades de seus clientes, a HunterDouglas® está sempre em busca de inovações em materiais, tecidos, estampas, texturas, acionamentos e tecnologias.

O Sistema de Gestão da empresa passa por contínuo aprimoramento, visando ao desenvolvimento profissional e pessoal de seus colaboradores, a excelência dos produtos e o cumprimento dos objetivos de qualidade e normas legais aplicadas às operações, produtos e serviços.

No portfólio de soluções são encontrados brises, forros e revestimentos.

Acesse a página de produtos arquitetônicos da HunterDouglas® e saiba mais!

 

Créditos dos projetos:

Obra: Campus Financeiro Banco Cuscatlán
Produto: 
Screenpanel XL
Profissional: Avilés Consolidados / Edgar Avilés
Local: 
El Salvador

Obra: Senac Cornélio Procópio
Produto: Screenpanel
Profissional: Bruno Tadashi Remza
Local: Cornélio Procópio, PR

Gostaria de adquirir os nossos produtos ou soluções?

SOLICITAR ORÇAMENTO

Gostaria de um suporte técnico para o seu projeto?

FALE COM UMA ESPECIFICADORA