Versátil e funcional, o forro modular tem ganhado cada vez mais evidência em projetos arquitetônicos. Disponível em tamanhos variados e diferentes tipos de recortes e níveis de isolamento e resistência à umidade e ao fogo, o recurso é amplamente utilizado em escritórios, clínicas, hospitais e casas de shows.
Nos últimos tempos a solução tem conquistado seu espaço nos projetos de casas e apartamentos também. Afinal, forrar o teto é uma das formas mais eficientes de reduzir a sujeira que costuma cair do telhado.
Entenda o conceito de forro modular
Composto de placas de modulação quadrada ou retangular, facilmente removíveis, o forro modular é estruturado por perfis metálicos e podem ser feitos de diversos materiais, como:
- Placas fibrominerais;
- Lã de vidro revestida;
- PVC; e/ou
- Placas de gesso acartonado revestidas.
Esteticamente falando, o recurso ajuda a esconder fiação, vigas e dutos elétricos. Dependendo do tipo de forro, ele é capaz, também, de deixar o ambiente mais aconchegante e isolar os ruídos externos.
No que se refere à estrutura do espaço, o forro modular também desempenha um papel importante, uma vez que evita a entrada de elementos e dejetos.
Por ser dividido em pequenas placas, sua manutenção também é simples, evitando quebra-quebra durante possíveis consertos.
Forro colmeia: mais uma opção inteligente
O forro modular não é o único tipo de acabamento que tem conquistado projetos por aí. O forro colmeia, que também é composto por placas vazadas quadriculadas, vem se estabelecendo como uma alternativa inteligente no mercado.
Assim como o forro modular, esse tipo de acabamento pode ser produzido apenas em alumínio. A diferença fica na estética, que é capaz de criar um efeito único na decoração.
Não à toa, o modelo de colmeia tem sido bastante utilizado em recepções e áreas comuns de empresas, shoppings, teatros e espaços para eventos.
LEIA MAIS: Forro de fibra mineral: tecnologia e sustentabilidade para ambientes comerciais
Aplicação prática do forro modular e forro colmeia
Na teoria, tudo é funcional, mas, na prática, como o forro modular e o forro colmeia se comportam? O Sebrae Minas Gerais apostou nos dois sistemas, por meio do Forro Modular Metálico Colmeia Cell T15 e do Forro Mineral Polaris Tegular, da Hunter Douglas, para dar um ar mais aconchegante ao seu projeto arquitetônico.
O primeiro produto, aliás, consiste em um sistema de forro tipo colmeia, suspenso mediante o uso de perfis “T15” invertido, proporcionando maior ou menor abertura conforme as necessidades acústicas ou estéticas do projeto. São seis dimensões de malhas disponíveis: 62,5, 69, 78, 89, 104 e 125 milímetros.
As grelhas de “T” do Cell T15 formam módulos de 625 x 625 milímetros, todos com fácil remoção para acesso ao entreforro.
Já o forro mineral Polaris Tegular, por sua vez, é produzido em fibra mineral com compostos naturais, livre de formaldeído, resistente a fungos e bactérias (de acordo com a norma DIN53739), e pintura acrílica de ação bacteriostática. Uma ótima opção para ambientes de grande circulação, como é o caso deste projeto do Sebrae Minas Gerais.
Polaris Tegular apresenta borda lay-in, medindo 1.250 x 625 milímetros e 625 x 625 milímetros de eixo a eixo, apoiado sobre perfil em aço tipo “T” invertido de 15 ou 24 milímetros de base. Cada placa pesa no máximo 4,5 kg/m².
LEIA TAMBÉM: Forro HeartFelt®: solução reciclável e de alto desempenho
Sobre a Hunter Douglas
A Hunter Douglas ingressou no mercado de projetos arquitetônicos em 1962 e se tornou um dos principais fabricantes do segmento no mundo.
Fundada em 1919, em Rotterdam, na Holanda, conta com 179 unidades distribuídas em mais de 100 países entre a América, Ásia, Europa e Oceania.
Ao fabricar soluções arquitetônicas capazes de surpreender e satisfazer às necessidades de seus clientes, a Hunter Douglas está sempre em busca de inovações em materiais, tecidos, estampas, texturas, acionamentos e tecnologias.
O Sistema de Gestão da empresa passa por contínuo aprimoramento, visando ao desenvolvimento profissional e pessoal de seus colaboradores, a excelência dos produtos e o cumprimento dos objetivos de qualidade e normas legais aplicadas às operações, produtos e serviços.
Além de brises, no portfólio são encontradas linhas de forros e revestimentos, piso elevado e piso têxtil.
Acesse a página de produtos arquitetônicos da Hunter Douglas e saiba mais!