Quando existe a necessidade de controlar a incidência de luz natural em um projeto, os profissionais de arquitetura e engenharia precisam pensar em soluções inovadoras que ofereçam a proteção adequada à obra sem deixar de lado as questões estéticas.
O controle dos raios solares em uma edificação pode ser realizado com o uso de painéis metálicos perfurados. Estes elementos geram conforto visual e sensação de leveza aos ambientes internos, ao mesmo tempo em que conferem modernidade e sofisticação à fachada.
A Hunter Douglas possui em seu catálogo diversos produtos para ajudar nessa finalidade e um deles é o Softwave 50, um modelo de painel metálico que oferece a funcionalidade de controle dos raios solares e permite a criação de projetos com um design exclusivo.
Este produto foi a escolha do Loeb Capote Arquitetura e Urbanismo para conferir proteção à fachada do edifício do Centro Tecnológico da Mahle, localizado na Serra do Japi, em Jundiaí, cidade do interior de São Paulo.
LEIA MAIS: Sede do Galo ganha fachada com placas de metal perfurado
Como o Softwave 50 realiza o controle de luz natural?
A fachada do Centro Tecnológico da Mahle foi planejada para acompanhar a curva solar e ampliar a entrada de luz natural no ambiente, uma vez que o projeto foi construído em uma reserva florestal da Mata Atlântica.
Assim, o Softwave 50 foi aplicado com a função de filtrar a incidência dos raios solares que chegam ao edifício.
As placas de metal perfurado do Softwave 50 são confeccionadas em aluzinc e possuem uma variedade de cores e acabamentos que permitem a aplicação tanto como revestimento interno e externo quanto para forros e brises.
No caso desta obra, o painel metálico foi utilizado como elemento de controle solar, garantindo proteção à edificação. Além disso, sua geometria única em linhas curvas atendeu às necessidades de criar uma estética moderna de caráter exclusivo.
A alta tecnologia da solução desenvolvida pela Hunter Douglas vem ao encontro dos conceitos defendidos pelo Centro Tecnológico Mahle, uma organização comprometida em criar um transporte mais eficiente e ecológico, gerando mais conforto e bem-estar aos usuários.
Soma-se à inovação a preocupação com a sustentabilidade aplicada no projeto. Os grandes espelhos de água inseridos sobre as coberturas ajudam a manter a umidade relativa do ar. E as estruturas metálicas de sombreamento que protegem os andares reduzem o uso de ar-condicionado e aumentam a eficiência energética.
LEIA TAMBÉM: Miniwave confere proteção solar à fachada residencial
Sobre a Hunter Douglas
A Hunter Douglas ingressou no mercado de projetos arquitetônicos em 1962 e se tornou um dos principais fabricantes do segmento no mundo.
Fundada em 1919, em Rotterdam, na Holanda, conta com 179 unidades distribuídas em mais de 100 países entre a América, Ásia, Europa e Oceania.
Ao fabricar soluções arquitetônicas capazes de surpreender e satisfazer às necessidades de seus clientes, a Hunter Douglas está sempre em busca de inovações em materiais, tecidos, estampas, texturas, acionamentos e tecnologias.
O Sistema de Gestão da empresa passa por contínuo aprimoramento, visando ao desenvolvimento profissional e pessoal de seus colaboradores, a excelência dos produtos e o cumprimento dos objetivos de qualidade e normas legais aplicadas às operações, produtos e serviços.
Além de brises, no portfólio são encontradas linhas de forros e revestimentos, piso elevado e piso têxtil.
Acesse a página de produtos arquitetônicos da Hunter Douglas e saiba mais!
Créditos das imagens: Divulgação/Hunter Douglas