A preocupação com o conforto sonoro tem sido cada vez maior em projetos de arquitetura, sejam eles residenciais ou comerciais. O conceito, aliás, caminha lado a lado ao conforto térmico e visual, mas com um porém: a acústica é um fator determinante para a qualidade de uma edificação.
Afinal, o barulho do mundo externo nem sempre é agradável e pode impactar diretamente em nossa saúde física e mental. Isso porque os sons interferem no nosso humor e na qualidade de vida – em residências, ele também pode afetar o sono.
Para se ter uma ideia do impacto, a poluição sonora gerada pelo homem tem ameaçado a sobrevivência de mais de 100 espécies de animais diferentes, segundo relatório publicado na revista científica The Royal Society’s Biology Letters.
Não à toa, a utilização de tecnologias e sistemas que aumentam o conforto sonoro tem ganhado cada vez mais evidência no mercado. Continue a leitura e confira!
LEIA MAIS: Painel de feltro Heartfelt® possui propriedades acústicas diferenciadas
Como aumentar o conforto sonoro?
O avanço da tecnologia trouxe incontáveis benefícios para a arquitetura moderna. Prova disso é o forro Baffle, da Hunter Douglas, que ajuda a aumentar o conforto sonoro de um jeito mais eficiente e simples. Um sistema inteligente que promete auxiliar e minimizar a preocupação latente com os ruídos externos.
Composto de painéis de alma dupla, com altura nominal de 100 mm ou 200 mm, a solução possibilita uma instalação personalizada tanto no distanciamento quanto na direção dos painéis.
Dessa forma, é possível que a montagem seja feita em diversas composições, com alturas variadas. Lisos ou perfurados, os painéis podem ser utilizados com mantas acústicas, o que contribui ainda mais para a equalização sonora do ambiente. Além disso, é possível utilizar luz artificial pendente entre os painéis, dispensando os difusores das lâmpadas.
E, se a ideia ainda parece muito distante, saiba que já existem empresas utilizando a tecnologia. O Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, por exemplo, adotou os painéis da Hunter Douglas no Terminal 3, cobrindo uma área de 192 mil metros quadrados e com capacidade para atender 12 milhões de passageiros por ano.
Do mesmo modo, na casa de máquinas da estação de tratamento de esgoto (ETE) do Aeroporto, foram instaladas cerca de 50 placas Baffle para quebrar a propagação do som.
Um conforto sonoro a mais para quem precisa esperar horas por um voo – e muitas vezes, precisa trabalhar nesse meio.
LEIA TAMBÉM: Forro mineral é aposta para melhorar a acústica do ambiente
Sobre a Hunter Douglas
A Hunter Douglas ingressou no mercado de projetos arquitetônicos em 1962 e se tornou um dos principais fabricantes do segmento no mundo.
Fundada em 1919, em Rotterdam, na Holanda, conta com 179 unidades distribuídas em mais de 100 países entre a América, Ásia, Europa e Oceania.
Ao fabricar soluções arquitetônicas capazes de surpreender e satisfazer às necessidades de seus clientes, a Hunter Douglas está sempre em busca de inovações em materiais, tecidos, estampas, texturas, acionamentos e tecnologias.
O Sistema de Gestão da empresa passa por contínuo aprimoramento, visando ao desenvolvimento profissional e pessoal de seus colaboradores, a excelência dos produtos e o cumprimento dos objetivos de qualidade e normas legais aplicadas às operações, produtos e serviços.
Além de brises, no portfólio são encontradas linhas de forros e revestimentos, piso elevado e piso têxtil.
Acesse a página de produtos arquitetônicos da Hunter Douglas e saiba mais!