
Fachada cinética do Estanque Membrillar, criada pelo arquiteto Mathias Klotz G., em Rencagua, no Chile
Flexibilidade é, provavelmente, a palavra que melhor define uma fachada cinética. Na arquitetura, o termo não é novo, embora a aplicação tenha mudado ao longo dos anos, acompanhando o avanço da tecnologia.
Na prática, esse tipo de solução nada mais é do que uma estrutura que se movimenta ou que cria uma percepção de movimento por meio de estímulos ambientais, como luz, temperatura e vento.
Mas, além do apelo estético, a fachada contribui significativamente também para o conforto térmico e eficiência energética, uma vez que permite regular a incidência solar – e, consequentemente, reduzir a necessidade de climatização artificial.
Projeto Estanque Membrillar é um case de sucesso
Com a crescente busca por soluções mais modernas e eficientes, nos últimos anos muitos projetos têm apostado em chapas metálicas que criam o efeito de fachada cinética.
O projeto “Estanque Membrillar” é um case de sucesso e um bom exemplo de como é possível aliar funcionalidade, design e tecnologia. A estrutura da torre de água da Essbio, empresa localizada em Rancagua, no Chile, foi revestida com chapas metálicas perfuradas que se movem com o vento, proporcionando um efeito único, lúdico e dinâmico.

Fachada utilizou a solução Windscreen, da HunterDouglas®
Fachada utilizou a solução Windscreen, da HunterDouglas®
Assinado pelo arquiteto Mathias Klotz, o projeto utilizou a solução Windscreen da HunterDouglas® (veja mais abaixo), que garantiu a flexibilidade, o movimento e a qualidade necessárias.
Windscreen: a tecnologia por trás da fachada cinética
Com painéis que se movimentam de acordo com as condições externas, a fachada cinética permite criar um jogo dinâmico de luz e sombra. Mas a escolha de materiais leves e duráveis faz toda a diferença nesse tipo de projeto.
Fabricado com 25,8% de material reciclado, conforme os padrões do Green Building Council (GBC), o Windscreen atende a esses requisitos e muitos outros. Desenvolvida pela HunterDouglas®, a solução foi pensada para ser funcional e resistente – afinal, está exposta a intempéries e ação do tempo.
No dia a dia, o sistema de lâminas em aluzinc se movem com o vento, criando diferentes cenários. Com forte apelo estético, são mais de 100 opções de cores e uma ampla variedade de acabamentos, que se adaptam a diferentes estilos e tipos de edificações – residenciais, comerciais e industriais.

Detalhe do efeito da fachada cinética do Estanque Membrillar
Detalhe do efeito da fachada cinética do Estanque Membrillar
É importante dizer que, embora o projeto Estanque Membrillar seja um exemplo marcante de como as chapas metálicas podem ser utilizadas para criar uma fachada cinética – e, consequentemente, efeitos dinâmicos -, outros cases de sucesso também chamam a atenção. É o caso da fachada do Instituto de Educação de Minas Gerais (IEMG), que já abordamos anteriormente.
Sobre a HunterDouglas®
A HunterDouglas® ingressou no mercado de projetos arquitetônicos em 1962 e se tornou um dos principais fabricantes do segmento no mundo.
Fundada em 1919, em Rotterdam, na Holanda, conta com 179 unidades distribuídas em mais de 100 países, entre a América, Ásia, Europa e Oceania.
Ao fabricar soluções arquitetônicas capazes de surpreender e satisfazer às necessidades de seus clientes, a HunterDouglas® está sempre em busca de inovações em materiais, tecidos, estampas, texturas, acionamentos e tecnologias.
O Sistema de Gestão da empresa passa por contínuo aprimoramento, visando ao desenvolvimento profissional e pessoal de seus colaboradores, a excelência dos produtos e o cumprimento dos objetivos de qualidade e normas legais aplicadas às operações, produtos e serviços.
No portfólio de soluções são encontrados brises, forros e revestimentos.
Acesse a página de produtos arquitetônicos da HunterDouglas® e saiba mais!
Dados da obra
Obra: Estanque Membrillar
Arquiteto: Mathias Klotz G.
País: Chile
Cidade: Rencagua
Créditos das imagens: Banco de imagens HunterDouglas®