É cada vez maior o uso de painéis deslizantes nas fachadas de edifícios comerciais e residenciais. A explicação para isso é plausível: eles funcionam como quebra-sol e reduzem a entrada de luz natural na parte interna do prédio, garantindo maior conforto térmico.
Com tecnologia inovadora, eles podem ser facilmente movimentados, conforme a incidência dos raios solares. Isso permite um controle ainda maior da entrada da luz natural. Afinal, os painéis deslizantes podem surpreender em termos de design.
Prova disso é o Sliding Shutters, desenvolvido pela Hunter Douglas, que promete tornar qualquer projeto arquitetônico mais funcional e surpreendentemente elegante. O produto foi utilizado no Edifício Residencial Estação Gabrielle, localizado no bairro de Campo Belo, em São Paulo.
Vale a pena investir em painéis deslizantes?
Nos últimos anos, os projetos arquitetônicos têm considerado cada vez mais a capacidade de controlar a entrada de luz solar em determinados ambientes – seja na sala de estar ou em pátios.
Isso porque, quando bem planejada, a entrada controlada da claridade nos ambientes ajuda a manter a temperatura dentro das edificações, sem que haja desconforto visual e até mesmo danos a pisos, móveis, equipamentos e eletrônicos.
Da mesma forma, o conforto térmico e visual dos espaços é capaz de aumentar – ou diminuir – a sensação de bem-estar dos usuários, otimizando ou não o uso de recursos importantes, como ar-condicionado, energia elétrica, entre outros.
Pensando nisso, empresas do setor têm apostado em soluções inteligentes que prometem aumentar a eficiência dos projetos. É o caso dos painéis deslizantes, que confeccionados em diferentes formatos e materiais, desempenham um papel importante no controle da incidência solar – e na manutenção do conforto térmico e visual.
Como se não bastasse, esse tipo de produto também tem um apelo decorativo. Afinal, os painéis deslizantes permitem a customização da fachada, garantindo desenhos únicos. Dinâmicos e muito práticos, eles podem ficar fechados, abertos ou semiabertos, de acordo com a necessidade e incidência de sol ao longo do dia.
Assim, embora tenham a função central de controlar a entrada de luz solar, eles são amplamente utilizados como parte da decoração – especialmente em projetos mais inovadores e arrojados, como o do Edifício Residencial Estação Gabrielle.
LEIA MAIS: Painéis articulados e deslizantes: controle eficiente da luz do sol nas edificações
Sobre a Hunter Douglas
A Hunter Douglas ingressou no mercado de projetos arquitetônicos em 1962 e se tornou um dos principais fabricantes do segmento no mundo.
Fundada em 1919, em Rotterdam, na Holanda, conta com 179 unidades distribuídas em mais de 100 países, entre a América, Ásia, Europa e Oceania.
Ao fabricar soluções arquitetônicas capazes de surpreender e satisfazer às necessidades de seus clientes, a Hunter Douglas está sempre em busca de inovações em materiais, tecidos, estampas, texturas, acionamentos e tecnologias.
O Sistema de Gestão da empresa passa por contínuo aprimoramento, visando ao desenvolvimento profissional e pessoal de seus colaboradores, a excelência dos produtos e o cumprimento dos objetivos de qualidade e normas legais aplicadas às operações, produtos e serviços.
No portfólio de soluções são encontrados brises, forros, revestimentos, piso elevado e piso têxtil.
Acesse a página de produtos arquitetônicos da Hunter Douglas e saiba mais!