O uso de fachada ecológica tem se consolidado nos últimos anos à medida que arquitetos e engenheiros buscam soluções para reduzir o impacto ambiental, otimizando o uso de recursos e geração de resíduos.
Essa mudança nos processos, aliás, vai ao encontro também dos novos hábitos dos consumidores, que têm valorizado o consumo consciente e buscado um jeito de estarem mais conectados com conceitos ecologicamente corretos.
E para atender a uma demanda cada vez mais crescente, empresas do setor, como a Hunter Douglas, tem desenvolvido alternativas mais sustentáveis. É o caso, por exemplo, do NBK, fachada ecológica ventilada composta por painéis e baguetes em terracota de altíssima durabilidade e resistência definitiva a intempéries climáticas.
O produto foi aplicado em toda fachada do Edifício Sena Madureira, em São Paulo, com projeto assinado pela construtora Flavia Gerab Tayar Arquitetura e Interiores.
LEIA MAIS: Forro de fibra mineral: tecnologia e sustentabilidade para ambientes comerciais
Por que investir em fachada ecológica?
Indicada para projetos residenciais ou comerciais, a fachada ecológica é uma alternativa para quem procura uma solução inteligente e inovadora que alia sustentabilidade, conforto e praticidade.
O NKB, desenvolvido pela Hunter Douglas, por exemplo, apresenta baixo grau de absorção e uma tecnologia que permite que a limpeza dos painéis seja feita pela própria água da chuva.
Instalado de maneira que os painéis permitam a passagem de ar, esse tipo de fachada ecológica aumenta o conforto térmico, ao mesmo tempo em que confere uma estética diferenciada e elegante.
Quanto à funcionalidade, o NBK se destaca porque permite que o espaço entre a alvenaria do edifício e os painéis possa ser utilizado de forma inteligente para a passagem de instalações hidráulicas, elétricas e de ar-condicionado, otimizando manutenções.
Além disso, a pressão entre as partes interna e externa desse tipo de fachada ecológica impede a entrada de água, aumentando a vida útil do produto e otimizando os recursos – um custo menor com manutenções a curto e longo prazos.
LEIA TAMBÉM: Painéis NBK: fachada ventilada sustentável e sofisticada
Sobre a Hunter Douglas
A Hunter Douglas ingressou no mercado de projetos arquitetônicos em 1962 e se tornou um dos principais fabricantes do segmento no mundo.
Fundada em 1919, em Rotterdam, na Holanda, conta com 179 unidades distribuídas em mais de 100 países, entre a América, Ásia, Europa e Oceania.
Ao fabricar soluções arquitetônicas capazes de surpreender e satisfazer às necessidades de seus clientes, a Hunter Douglas está sempre em busca de inovações em materiais, tecidos, estampas, texturas, acionamentos e tecnologias.
O Sistema de Gestão da empresa passa por contínuo aprimoramento, visando ao desenvolvimento profissional e pessoal de seus colaboradores, a excelência dos produtos e o cumprimento dos objetivos de qualidade e normas legais aplicadas às operações, produtos e serviços.
No portfólio de soluções são encontrados brises, forros, revestimentos, piso elevado e piso têxtil.
Acesse a página de produtos arquitetônicos da Hunter Douglas e saiba mais!